domingo, 3 de abril de 2011

Queda de cabelo

A queda de cabelos é também conhecida como alopecia. Existem vários tipos de quedas de cabelos, mas a forma mais comum é a chamada alopecia androgenética, somando mais de 80% de todos os casos da doença.

Mais freqüente em homens, é uma doença onde ocorrem queda ou rarefação dos cabelos. É induzida pela predisposição genética e pelos hormônios masculinos. Os primeiros sinais aparecem nos homens em sua segunda década de vida.

Trinta por cento deles terão sido afetados por volta dos 30 anos, e 50% aos 50 anos. Nas mulheres, a queda de cabelos é observada inicialmente no final da segunda década de vida até os primeiros anos da quarta, um pouco mais tarde que a época de seu surgimento para os homens.

A alopecia androgenética é uma doença progressiva que, se não for tratada, tende a piorar com o tempo. Tanto os androgênios, como uma predisposição genética são necessários para o desenvolvimento de alopecia androgenetica.

A velocidade de progressão varia entre os indivíduos, ocorrendo com freqüência em etapas, em vez de seguir um modo contínuo. Em alguns pacientes, a rarefação dos cabelos ocorre gradualmente ao longo de 20 ou 30 anos, enquanto em outros, em especial os pacientes com uma história familiar da doença ou em mulheres com distúrbios hormonais, a velocidade de progressão pode ser muito rápida.

Outras causas para queda de cabelos são:

Histórico de saúde deficiente, Possíveis anormalidades endócrinas (indicadas por distúrbios menstruais, infertilidade, hirsutismo, acne ou obesidade), Doença da tireóide, Medicamentos Deficiência nutricional de ferro ou proteína. Micoses

Devem ser realizadas as pesquisas adequadas caso haja suspeita de qualquer dessas possíveis causas de queda de cabelos.
Alguns contraceptivos orais têm alguma ação androgênica e podem aumentar a queda de cabelos de ordem androgenética.

Alopecia areata:
Perda de cabelos em áreas redondas ou ovais, sem que ocorram sinais inflamatórios ou atrofia da pele. Pode afetar o couro cabeludo e a barba. Ocorre por provável envolvimento do sistema imunológico e a causa emocional também deve ser investigada. Algumas drogas também poderão ser desencadeadoras da alopecia areata. Na verdade, a pessoa apresenta uma predisposição a ter uma determinada doença, e o fator emocional age como um desencadeante.

Tricotilomania:
Mania compulsiva de arrancar cabelos (ou até mesmo cílios e sombrancelhas), o que acaba deixando as pessoas calvas ou com falhas. Esse distúrbio está relacionado à ansiedade e ao nervosismo, e o ideal é consultar um médico logo nos primeiros sinais do distúrbio.

Eflúvio telógeno:
Queda abrupta e intensa, podendo chegar até a 600 fios por dia. Geralmente ocorre de 3 a 4 meses após o fator desencadeante que pode ser um medicamento, uma febre, infecção, estresse, gravidez, entre outros. A queda ocorre rapidamente, mas o crescimento de um novo fio é demorado, crescendo cerca de 1cm a 2cm por mês. Por isso, o crescimento dos fios é percebido de forma gradativa.


Fonte: http://www.maiscabelo.com.br/

3 comentários:

  1. Gostei de seu blog, obrigado por me seguir, seguindo aqui tmb*-*


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. "Porque debaixo do céu não há outro nome pelo qual devamos ser salvos,a não se Jesus" Ap. Paulo
    Minha querida, gostei de ler os esclarecimento sobre a queda dos cabelos; acho mesmo que no meu caso particular trata-se do fator idade somado ao stress do nossos dias. Já fiz vários tratamentos, melhora, voltando depois...
    Abraço frater+níssimo!
    Mare

    ResponderExcluir
  3. OI querida obrigada por seguir meu blog,ameiiiiiii o seu bloguinho,muitas coisas que demias foram importantes para mim que estao aquie no seu blog,principalmente as quedas do meu cabelo,descobri o que sao as causas,muito importante,amei mesmo continue levando a palavra de DEUS com amor querida bjs

    ResponderExcluir