Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Mateus 28:20
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam
João 5:39
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra
2 Timóteo 3:16-17
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração
Hebreus 4:12
A Bíblia é a palavra inspirada de Deus. É um livro que precisa o Espírito Santo para a interpretação.
Não é meramente algo que pode ser estudada objetivamente com a mente humana.
É preciso uma intervenção divina para ser entendida e aplicada. O Espírito Santo leva as pessoas sob convicção, ensina-lhes o que devem fazer, corrige-los quando eles fizeram de errado e treina-los na justiça.
Homens tentam dar suas próprias interpretações e aplicações na ausência do Espírito Santo.
Isso trás interpretações errôneas Essas pessoas tomam as Escrituras, estudá-las sob um microscópio e dar regras rígidas para a obediência. Eles são muito parecidos com os fariseus nos dias de Jesus. Eles têm muito pouco espaço para a graça.
A presença do Espírito Santo faz coisas incríveis com as Escrituras. Eles se tornam palavras pessoais para os cristãos, ajudá-los a viver uma vida vitoriosa. As Escrituras incentiva. Eles levam os fiéis a um Deus que ama e recebe-os com amor. As Escrituras levam os fiéis a um Deus que ama o suficiente para castigar e desafiá-los. Eles levam os fiéis a um Deus que é pessoal, assim como todo-poderoso. A justiça é baseada na obra de Jesus. O perdão é baseado na Cruz. A vida é baseada em um relacionamento real com Jesus.
O crente não lê a Bíblia sozinho, quando o Espírito Santo está presente. Na verdade, muitas vezes, o crente abre a Bíblia e diz: "Espírito Santo, leia a sua palavra para mim." Torna-se um momento emocionante ao invés de um trabalho penoso, é um encontro com Deus que ama e tem planos para uma esperança e um futuro. A Bíblia já não é algo que só fala de um Deus no passado, mas um Deus que está muito presente nesse momento e em todos os outros momentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário