terça-feira, 27 de março de 2012

Pipoca possui mais antioxidantes do que frutas e legumes, revela estudo
















petisco é rico em polifenóis, substância benéfica presente no vinho

por renata demôro

A pipoca já havia saído da lista negra dos petiscos, já que, quando preparada com pouca gordura, contém cerca de 160 calorias em 100g. A novidade é que ela pode ser uma excelente fonte de antioxidantes. De acordo com pesquisadores da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, a pipoca possui mais polifenóis do que frutas e legumes.

Polifenóis também são encontrados no vinho tinto e chocolate

De acordo os cientistas, uma porção de 33g pipoca pode conter até 300mg de antioxidantes, quase o dobro das frutas, que carregam 160mg da substância em porções de 80g. Os polifenóis agem contra os danos causados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e prevenindo doenças generativas. Estudos anteriores sugerem que essa substância também é encontrada no vinho tinto, chá verde e chocolate amargo.

Para os cientistas, a pipoca é uma boa fonte de polifenóis porque possui apenas 4% de água. Legumes e frutas também são fontes da substância, mas como sua composição pode chegar a 90% de água, ela não seria tão concentrada. Na pipoca, a mais alta concentração de polifenóis pode ser encontrada na película dura e marrom – aquela que pode causar uma sensação incômoda entre os dentes. Rica em fibras, uma porção de pipoca pode oferecer mais de 70% do consumo diário de grãos integrais recomendado por médicos e nutricionistas. Mais uma vez, a casca que costuma ser descartada é considerada a fonte principal de fibras.

Pipoca deve ser preparada em aparelhos a vapor, sem gordura

Mas se você quer aproveitar os benefícios da pipoca sem ganhar quilos extras, prefira preparar os grãos em aparelhos próprios, que usam o vapor para estourar o milho. Saborear o petisco no cinema ou optar pelos grãos específicos para micro-ondas acrescentam o dobro de calorias, transformando-o em uma bomba calórica. Os cientistas também ressaltam a importância de consumir frutas e legumes, já que a pipoca não possui todas as vitaminas e minerais encontrados nestes alimentos.

http://gnt.globo.com

2 comentários:

  1. Isabel, bom post, adoro pipocas, costumo consumir com moderação,mas é bom saber dos beneficios desse maravilhoso e saboroso alimento!
    Abraços
    Ivone

    ResponderExcluir
  2. Isabel, td bem?
    Eu tb havia colocado esta semana um post referente aos benefícios da pipoca, só que fiz um hiper link de um jornal americano. Mas o conteúdo é o mesmo. Que bom, né, tivemos a mesma idéia. amiga, venha visitar o novo Alo Videosfera Mimos e Carinhos, agora, com a importação do blog AL. by Ramana. Este, está na berlinda. dentro de 3 meses, será removido definitivamente por mim e pelo Blogger. Houve um problema ( não se consegue deixar comenbtários, automaticamente, só manual. Aguardo você, ok?! Bjus Ramana MSAA

    ResponderExcluir