sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O GERENTE MINUTO EM AÇÃO

Para se ser um bom gerente minuto é preciso compreender os três segredos do gerente:

1. estabelecer objetivos de um minuto;

2. distribuir elogios de um minuto;

3. fazer repreensões de um minuto.

O emprego dos três segredos no dia-a-dia fará realmente uma diferença onde ela é mais importante: no desempenho.

É preciso voltar ao ABC da administração, para colocar os três segredos em pratica:

A de ativadores: são coisas que têm de ser feitas por um gerente, antes que ele possa esperar que alguém atinja um objetivo.

B de bom comportamento: ou bom desempenho é o que a pessoa diz ou faz.

C de conseqüências: ou o que o gerente faz depois que alguém atinge ou tentar atingir um objetivo.

O ABC da gerência: Um Sumario.

O termo:

A-ATIVADOR

B-BOM COMPORTAMENTO

C-CONSEQUENCIA


O que significa:

O que o gerente faz antes do desempenho

Desempenho:

O que alguém diz ou faz

O que o gerente faz após o desempenho


Exemplos:

Elogios - Minutos

· Imediato, especifico

· Compartilha sentimentos

Repreensões- Minuto

· Imediatas, especificas

· Compartilha sentimentos

· Apoia o indivíduo

Nenhuma Reação

Estabelecimento de Objetivos – Minutos

· Área de responsabilidade

· Padrões de desempenho

· Instruções

· Escreve relatórios

· Vende produtos

· É pontual

· Perde prazos

· Datilografa cartas

· Comete erros

· Atende a encomendas (pedidos)


Quando restabelecer objetivos e quando repreender.

Se uma pessoa:

NÃO CONSEGUE fazer alguma coisa ...

Restabeleça o Objetivo

( Um problema de treinamento)

Se uma pessoa:

NÃO QUER fazer alguma coisa...

Repreenda

( Um problema de atitude)

Há cinco passos a fim de treinar um aprendiz para que se torne um bom executor:

1. Dizer ( o que fazer )

2. Mostrar ( como fazer )

Em seguida:

3. Deixar a pessoa tentar

4. Observar o desempenho

E...

5. Elogiar o progresso ou Redirecionar

Se no trabalho a pessoa faz o que gosta, continuará a trabalhar bem, pouco importando se alguém nota ou lhe dá uma palmadinha nas costas. Mas, de modo geral, existe a falta de um bom desempenho, como a possibilidade de que esse desempenho seja repetido.

Só as conseqüências positivas encorajam o bom desempenho futuro.

A maioria das pessoas pensa que os ativadores exercem maior influência sobre o desempenho do que as conseqüências. Não obstante, apenas de 15 a 25 por cento do que influencia o desempenho têm origem em motivadores, como o estabelecimento de objetivos, enquanto que de 75 a 85 por cento derivam de conseqüências, tais como elogios e repreensões.

Em suma o gerente tem que estar presente, mas logo que se ausenta, as pessoas poderão ter ou não o comportamento que ele deseja.

O segredo para conseguir bom desempenho de seu pessoal quando não esta presente depende da eficácia com que distribui as conseqüências quando está... tanto sob a forma de elogios como de repreensões.

Alguns empregos positivos das repreensões é nos lembrarmos que só repreendemos quando sabemos que a pessoa pode fazer algo melhor de que fez.

Quando nos afastamos de uma pessoa após uma repreensão, queremos que ela fique pensando no que fizeram de errado, não na maneira como a tratamos.

Se terminar a repreensão com um elogio, o gerente está dizendo à pessoa: “Você é legal, mas seu comportamento não é.”

A regra sobre a repreensão é que temos apenas 30 segundos para compartilhar com a pessoa nossos sentimentos sobre o que ela fez de errado e que, quando passa esse período... acabou. Nada de continuar a malhar a pessoa pelo mesmo erro.

Se iniciarmos a repreensão com um elogio, diminuímos o impacto deste.

O que é “Armadilha da Atividade”?

É aquela em que pessoas correm de um lado para outro, tentando fazer as coisas certas antes que alguém pare para pensar quais são as coisas certas a fazer.

O que é o “Sistema Preço” ?

Esse sistema constitui a chave da maneira de pôr o Gerente Minuto em ação e obter resultados, todos os dias, no desempenho e satisfação do pessoal no trabalho.

Sumario do Sistema Preço:

P Precisar: Determina as áreas de interesse para o desempenho.

R Registrar: Mede num gráfico o nível de desempenho corrente.

E Envolver: Concorda sobre os níveis de desempenho e estratégias de

condução e avaliação.

C Conduzir: Observa o desempenho e gerencia as conseqüências.

O Orçar: (Avaliar) Acompanha o progresso do desempenho e determina

futuras estratégias.

Trabalhando com seu pessoal, o gerente descobre que quatro sistemas precisam ser integrados a fim de conseguir resultados de Gerência Minuto. Os empregados precisavam saber: o que era solicitado que fizessem (sistema de prestação de contas); o que vinha a ser o bom comportamento (sistema de dados de desempenho); como estavam se desencumbindo de suas tarefas (sistema de retroalimentação); o que colheriam pelo bom desempenho (sistema de reconhecimento).

Quando todos os subordinados iniciarem o projeto PREÇO os objetivos ficam mais claros, o desempenho passa a ser registrado, todos são envolvidos na fixação de objetivos, bem como na elaboração de estratégias de consulta e aconselhamento, começando o processo de condução.

Os gerentes se tornam sensíveis às necessidades de supervisão de seus funcionários. No momento de orçar ou avaliar, o processo obtido será passado em revista e estabelecido novos objetivos.

Mantenha o compromisso com seu compromisso e compartilhe-o com os demais.

Kenneth blanchard, Ph. D.

4 comentários:

  1. Olá Isabel,

    Paz amada!!!!

    Eu tenho este livro, já o li.

    A parte digamos principal do livro e muito enfática em estabelecer Objetivos Minuto, Distribui Elogios Minuto, Faz Repreensões Minuto.

    Muito bom a postagem.

    beijosss abencoado fds.

    Suely

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  2. Olá, minha linda amiga!

    Excelente escolha!
    Muito interessante este seu texto!

    Beijinho doce nesse seu coração lindo!

    Deus nos abênçõe!

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  3. Obrigada pela visita, linda !
    Um beijo

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  4. Oi querida!
    Seu blog é lindo e gostei muito desta msg.
    Bjs e fique na Paz!

    O meu msn é : semeandovitoria@hotmail.com

    Prª Fabíola

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