sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Venda de antibióticos só poderá ocorrer com retenção da receita na farmácia








Medicamentos só serão vendidos após apresentação de receita especial

Do R7

A partir do dia 28 de novembro, os consumidores vão precisar de uma receita médica de controle especial, em duas vias, para comprar antibióticos nas farmácias e drogarias. O objetivo da medida é conter o uso indevido desses remédios – atualmente, é necessária a receita médica simples para a compra, mas, na prática, as lojas não exigem o documento, o que incentiva a automedicação.

As novas regras estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para esses remédios foram publicadas nesta quinta-feira (28) pelo Diário Oficial da União. As farmácias terão 30 dias para se adaptar à mudança.

Agora, a receita médica para a compra de antibióticos terá de ser expedida em duas vias: uma fica retida na farmácia e a outra deve ser devolvida carimbada ao consumidor, que não poderá usá-la novamente. A receita médica vai ter validade de dez dias.

O rótulo desses produtos também vai mudar. Na tarja vermelha do produto, deverá vir escrito "Venda Sob Prescrição Médica – Só pode ser Vendido com Retenção da Receita". Os laboratórios vão ter 180 dias para se adaptar à nova regra e mudar as caixas dos remédios – os medicamentos que já estiverem em estoque com a tarja antiga poderão ser vendidos após esse período, desde que estejam na data de validade.

A discussão sobre as novas regras foi acelerada por causa das recentes infecções e mortes provocadas por causa de superbactérias como a KPC, que matou ao menos 18 pessoas no Distrito Federal neste ano e 24 em São Paulo desde julho de 2009. Os antibióticos têm influência no processo de seleção natural das bactérias, favorecendo as que são mais resistentes.

Nesta quarta-feira (27), o CFM (Conselho Federal de Medicina) orientou a população a tomar antibióticos apenas com orientação médica, como forma de proteger a saúde e também de evitar o surgimento de superbactérias. De acordo com os conselheiros da entidade, “o consumo indevido de remédios, sobretudo antimicrobianos, pode provocar o surgimento de micro-organismos resistentes”.

Por isso, o CFM diz que é “fundamental que o paciente só faça o uso de medicamentos sob prescrição estrita de médicos, os únicos profissionais capacitados e habilitados para diagnosticar e determinar a adoção de procedimentos com o intuito de alcançar a recuperação do bem-estar e da cura”.

João Medeiros Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, que participou da elaboração da recomendação do CFM, diz que o uso inadequado de antibióticos prejudica a saúde do usuário.

– Quando você tem uma amidalite, por exemplo, precisa tomar dez dias penicilina. Mas as pessoas tomam só por três, quatro dias, começam a melhorar e param. Com isso, você consegue eliminar 80%, 90%, das bactérias, mas ficam os germes resistentes ao antibiótico. Da próxima vez que você tiver a doença, o antibiótico não vai servir mais e você vai ter que partir para outro.

http://portal.anvisa.gov.br


5 comentários:

  1. Já não era sem tempo essa decisão.

    Obrigada pelo seua carinho amiga.

    Bom fim de semana.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Mas será que haverá fiscalização? Ou será mais uma lei que não é cumprida no Brasil!!??

    ResponderExcluir
  3. Convido-vos a visitar Santa Maria de Scala Coeli e deixares o teu Amor e ou Partilha para Deus.

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha amiga.
    Estou completamente de acordo com essa lei!
    Por vezes não se morre da doença mas morre-se da cura... Por abuso da toma de antibióticos sem serem receitados pelos médicos.


    Beijinhos.
    Fique na paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente aumentara o índice de mortes no Brasil com essa lei, não pensaram nos coitados que não tem plano de saúde, dependem do SUS e se tiverem com uma infecão, vão às unidades de saúde, marcam a consulta pra daqui a 15 dias, e a^? a infec~ção vai agaurdar 15 dias??? vai desaparecer??? O assunto é muito mais sério. abraços!!

    ResponderExcluir