sábado, 14 de julho de 2012

ALIMENTOS QUE LIMPAM O ORGANISMO

Para quem não conhece as palavras de Hipócrates:
” Que a comida seja a tua medicina e não a medicina a tua comida”.

Há alimentos que ajudam o nosso corpo a eliminar toxinas. Saiba quais são!

Azeite: Melhora o funcionamento do fígado, da vesícula biliar e dos intestinos.
Aipo: Ajuda a limpar as vias urinárias, eliminando o ácido úrico, e protege os rins, evitando a formação de pedra; como contém fibras insolúveis, favorece o bom funcionamento dos intestinos. Se não for fã deste alimento, experimente fritar tirinhas de aipo em azeite, junte nozes e coma como acompanhamento.

Alcachofra: A presença de cinarina ajuda a promover a produção de bílis, que facilita a eliminação de substâncias tóxicas, nomeadamente através da urina. Integre este alimento na sua dieta, cozendo-as a vapor e misturando ervas aromáticas.

Cebola: Prefira comê-la crua (por exemplo, em saladas), dado que ajuda ao funcionamento do fígado e da vesícula biliar, elimina líquidos e oxigena o sangue.

Cenoura: Rica em fibras insolúveis, ajuda a evitar a obstipação, ao mesmo tempo que aumenta a sensação de saciedade. Sumos e saladas são uma boa forma de a consumir com regularidade.


Cereais integrais: Ajudam a eliminar toxinas a nível dos intestinos, protegendo contra os parasitas.

Espargos: As fibras solúveis favorecem o trânsito intestinal, enquanto o potássio facilita a eliminação de toxinas acumuladas na urina. Pode comê-los cozidos ou sob a forma de sopa (basta triturá-los com um pouco de leite e ervas aromáticas).

Limão: Poderoso antioxidante e diurético, que age sobre a qualidade do sangue, eliminando toxinas; ainda melhora a digestão e o funcionamento dos rins. Uma sugestão: junte umas gotas a um copo de água e beba-o de manhã.

Maçã: É uma fruta extremamente depurativa, dado que absorve grande parte das toxinas, enquanto a fibra facilita o trânsito intestinal. Pode consumi-la ao natural, em sumos ou em puré.

Uvas: Elevado efeito depurativo. Pode consumi-las em sumo natural.


Sofia Martinho
in ACTIVA

2 comentários:

  1. Olá..vim,te visitar , ver as novidades e te oferecer o selo- Sua Amizade é Essencial

    Deixo o meu Toque de Carinho e amizade

    san

    ResponderExcluir
  2. Olá...

    Seja muito Bem vinda e obrigada por seguir o blog!

    Gostei muito de tudo por aqui..

    grande bj no coração!
    Lecy'ns

    ResponderExcluir