sexta-feira, 18 de março de 2011

Maior Lua Cheia em 20 anos!


Em 19 de março a Lua cheia iluminará o céu da noite como a maior lua cheia vista em quase duas décadas. A lua estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra - apenas 221.565 milhas (356,575 km) de distância.


A órbita da Lua em torno da Terra não é circular - é elíptica. Uma parte da órbita,
o perigeu, está mais próximo da Terra do que o outro, o apogeu. A imagem não é a
escala - a excentricidade da órbita da Lua tem sido exagerado.


A última vez que a lua cheia coincidiu com um perigeu extremo foi 8 de março de 1993, quando foi a uma distância de 221.536 milhas (356,528 km) da Terra.

Este sábado à noite, a lua vai aparecer de 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante no céu do que menor luas cheias - quando a lua está mais distante da Terra. Mas para o observador casual, pode difícil dizer a diferença.


Para a melhor visualização - e dependente de céu claro, claro - olhe, quando a lua está perto do horizonte ao entardecer. A geometria orbital, combinado com a localização da lua perto do horizonte, colocar em escala próxima a edifícios e árvores, que se combinam para produzir uma visão impressionante.


A lua cheia sobre o ônibus espacial Endeavour em 2008.


Se você tomar algumas grandes imagens da lua cheia neste fim de semana, nós adoraríamos recurso los no Centro de Vôo Espacial Marshall página no Facebook! http://www.facebook.com/nasa.marshall #! / nasamarshallcenter

Fonte:http://blogs.nasa.gov

2 comentários: