quinta-feira, 21 de abril de 2011

Chá verde pode ajudar na prevenção do Alzheimer e do câncer


Benefícios do Chá Verde

Camellia sinensis (chá verde) auxilia na perda de peso, diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico. Alem dos benefícios citados acima, o Chá Verde reduz o risco de doenças degenerativas como a artrose, alem de ter ótima ação cicatrizante.
As folhas do chá verde vão para a secagem após a colheita. As folhas são apenas passadas pelo calor, imediatamente após colheita, evitando, assim, a fermentação e mantendo todos os benefícios do Chá Verde.
De acordo com pesquisa realizada no Reino Unido, a bebida tem propriedades que protegem o cérebro e inibem o crescimento de células cancerígenas

O chá verde é usado na medicina tradicional chinesa há séculos. No Brasil, ele ganhou fama de ser um aliado para quem quer emagrecer. Agora, um estudo publicado na revista Phytomedicine aponta que esse tipo de chá também tem um papel vital na proteção do organismo contra o câncer e pode ser eficaz no combate das principais causas do Mal de Alzheimer.

A pesquisa foi realizada na Universidade de Newcastle, no Reino Unido, e tinha como principal objetivo investigar se as propriedades do chá verde ainda estavam ativas depois de serem ingeridas e se elas realmente eram absorvidas pelo organismo.

De acordo com Ed Okello, um dos responsáveis pela pesquisa, as propriedades do chá verde são potencializadas durante o processo de digestão. "As substâncias químicas resultantes da digestão da bebida são realmente mais eficazes contra as principais causas do desenvolvimento de Alzheimer do que a forma não digerida do chá",diz.

Dois compostos são conhecidos por desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da doença de Alzheimer – o peróxido de hidrogênio e uma proteína conhecida como beta-amilóide. Estudos realizados anteriormente demonstraram que compostos conhecidos como polifenóis, presentes no chá verde, possuem propriedades neuroprotetoras que impedem que as substâncias que causam a doença se fixem no cérebro.

"Além disso, descobrimos também que os compostos digeridos tinham propriedades anticancerígenas que diminuíram significativamente o crescimento das células tumorais usadas em nossos experimentos”, complementa o pesquisador.

O próximo passo dos pesquisadores é descobrir qual a quantidade ideal de consumo da para que ela tenha um efeito protetor no organismo humano.

http://revistaepoca.globo.com

Um comentário:

  1. Fiquei muito interessada no chá verde porém não sei como conseguir a erva,só consigo encontrar os caquinhos mas vocês falam que os saquinhos não são tão eficientes como a própria erva não é! E o que devo fazer nesta situação que não entro a erva?

    ResponderExcluir