quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que posso fazer com o limão




- Salpicar uma colher de sopa de suco fresco de limão sobre a água que se cozinha o repolho, brócolis ou couve-flor evita o cheiro forte.

- Quiabo sem baba: colocar o quiabo lavado em suco fresco de limão por 15 minutos. Lavar novamente e preparar conforme receita normal.

- Tirar o cheiro de peixe ao fritar: colocar gotas de suco fresco de limão no óleo em que vai fritar o peixe. Diminui a fumaça e o cheiro de fritura do ambiente.

- Clarear e amaciar as mãos: colocar um pouco de açúcar (ou fubá) nas mãos e esfregá-las com a metade de 1 limão (ou o bagaço de limão já espremido). Lavá-las muito bem em seguida.

- Tirar o cheiro das mãos de ovo, alho ou cebola: basta esfregar a casca ou carcaça de limão já espremido. Lavar bem em seguida.

- Tratar pele oleosa e acnéica: preparar uma pasta de suco de limão e açúcar e aplicar sobre o rosto. Deixar agir por 1-2 minutos, lavar e enxaguar bem. Aplicar o hidratante e/ou filtro usual.

- Melhorar o hálito: fazer gargarejos com 1 copo de água morna e o suco fresco de 1 limão. Ou então usar a pasta de dentes terapêutica e salina ensinada nas oficinas do limão. Para eliminar o odor de alho ou cebola na boca basta mastigar folhas frescas de hortelã ou lascas da casca de limão.

- Quando for cozinhar um macarrão de marca desconhecida, para evitar que fique "unidos venceremos", basta acrescentar suco fresco de meio limão, que ele ficará bem solto.

- Eliminar o cheiro de peixe dos talheres e panelas: esfregar o bagaço do limão já espremido. Deixar agir por uns minutinhos e lavar.

- Desinfetar talheres ou utensílios de madeira: colher de pau é ótima para cozinhar, porém madeira é danada para criar fungo. Assim, após usar qualquer utensílio de madeira, deixar de molho em suco de 1 limão diluído em 1/2 copo de água por um mínimo de 30 minutos. Enxaguar e deixar secar ao sol ou no forno bem baixo.

- Tirar o mau cheiro da esponja de lavar louça: este mau odor é um perigo para a saúde, pois é devido a resíduos de alimentos em putrefação. Espremer o suco de 1 limão e colocar em um copo. Completar com água até a metade. Submergir a esponja e deixar agindo por mínimo 30 minutos ou por toda a noite. Enxaguar e está pronta para uso saudável.

- Tirar mancha de tinta de caneta do móvel de madeira: lavar imediatamente com água fria e depois esfregar com suco fresco de limão.

- Tirar mancha de ferrugem de um tecido lavável: esfregar com limão e sal e colocar no sol até secar. Depois, lavar normalmente com água e sabão.

- Tirar mancha das panelas: colocar água, suco de limão e levar ao fogo baixo. As manchas sairão facilmente quando esfregadas com esponja.

- Espantar as formigas da cozinha: triturar a carcaça lavada de 1 limão com 1 colher de chá de cravos da índia até obter uma pasta. Colocar no caminho das formigas.

- Arear as bocas do fogão: depois que derrama leite, feijão ou após muita fritura, as bocas do fogão ficam impraticáveis. A solução é jogar sal e suco de limão e arear com o bombril. Rapidinho elas voltarão a ficar limpas e brilhantes.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.

Texto extraído do seu livro O poder de cura do Limão - editora Alaúde

4 comentários:

  1. Olá
    Tem selinho pra você no meu blog.
    Pode escolher o selo que você quiser
    Espero que goste...

    Fique com DEUS

    http://marilia-m.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. LEGAL !!! A DO QUIABA EU JA CONHECIA!!!
    BEIJOS !!!
    QUE DEUS TE ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  3. Conheço uma pessoa que disse:
    Limão? É a frutinha mais insignificante que existe!!

    Pobre desinformada né... rs

    ResponderExcluir