sábado, 6 de novembro de 2010

HALLOWEEN

Navegando pelos blogs, encontrei essa verdadeira pérola sobre a verdadeira face do famoso HALLOWEEN, resolvi compartilhar dando os devidos créditos para o autor:

http://joelbarbosa.blogspot.com, façam as suas visitas. Aproveitem é passem por lá também para se edificarem cada vez mais.
No próximo domingo além das eleições presidenciais, teremos alguns comemorando o fatídico dia de "Halloween" ou "Dia das Bruxas". Isto é mais uma das ridículas culturas importadas da Terra do Tio Sam e que não tem nada a ver com nossa cultura brasileira e muito menos com nossa postura cristã.
Tudo começou no início como algo despretencioso com as Escolas de Idiomas agregando a festa ao seu currículo com o pretexto de estudo de "termos culturais". Mais tarde as Escolas Públicas introduziram no currículo das aulas de Inglês e agora temos a "maldita" festa agregada ao nosso cotidiano com as crianças fantasiando-se e dizendo: "gostosura ou travessura". Não quero aprofundar-me em toda a origem da festa, até porque uma rápida busca no Google lhe trará tudo que você deseja saber a respeito, mas quero compartilhar uma pequena Lição Bíblica para que você que trabalha com crianças possa contá-la neste fim de semana. A idéia eu levei na última segunda e terça-feira em nosso treinamento regular da APEC no Setor Sul de São Paulo no Bairro de Santo Amaro. As figuras foram colhidas na rede...

“Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade” I João 1:6.
Este versículo deve ser memorizado com as crianças. Explique que ter comunhão é ter amizade, é andar junto. Por isso se somos amigos de Jesus mas andamos em trevas (fazendo o que é errado - pensando, falando, fazendo ou participando de coisas que não agradam a Deus) somos mentirosos e não somos amigos de Jesus coisa nenhuma.

DIGA NÃO AO PECADO - (Gênesis 2:7 a 17 e 3:1 a 6)

I. Introdução
• Quantos aqui já foram enganados? Como você se sente ao perceber que foi enganado? Muito chateado, não é mesmo? (dê exemplos que façam parte do cotidiano das crianças)
Nossa história de hoje está relacionada com sermos enganados. Se trata de coisas que pensamos fazer que não são erradas, mas são enganos do diabo!

II. Andamento dos Acontecimentos

Figura 1. Deus criou todas as coisas, plantou um jardim e colocou nele o homem para cuidá-lo (2:7 a 9)
Uma ordem foi dada: Não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (2:16 e 17)
(Faça rapidamente a aplicação do Evangelho, Mostre que Deus sempre nos orienta sobre qual caminho devemos seguir e quando desobedecemos pecamos. Enfatize o que é pecado e dê exemplos. Quando a criança age do jeito que ela quer, como machucar alguém de propósito ou mentir aos professores, ela está indo contra as leis de Deus, e isso é errado. Fale do amor que Deus tem por ela e por isso, quer perdoar o seu pecado. Mostre como Deus provou o seu amor enviando Seu Perfeito Filho, o Senhor Jesus, que quer ajudar a criança a não mais fazer as coisas à sua própria maneira)

Figura 2. É aí que entra na história o inimigo. Ele surge com uma mentira para fazer com que Eva pecasse. Satanás sempre vem disfarçado querendo apresentar o mal como algo bom. Ele disse a Eva que não teria problema comer o fruto. (3:1 a 6)
Hoje ainda o inimigo age da mesma forma. Ele apresenta para nós coisas como aparentemente inofensivas dizendo que não tem problema fazer ou participar delas. Se você já conhece a Jesus, ande na luz e não nas trevas diga Não ao pecado

Figura 3. É o caso do Halloween. Você sabe o que é o Halloween? A crença de um povo que há muito tempo atrás vivia na Inglaterra era de que na noite de 31 de outubro os mortos da família se levantavam e visitavam a casa dos parentes. Se ao chegarem não houvessem guloseimas e manjares preparados para eles, Satanás visitaria aquela casa.
Hoje vemos as crianças de casa em casa pedindo doces, fazendo papel de criatura das trevas. E cada vez que falam " - "Gostosura ou Travessura?" - estão proferindo "Ou você me dá um doce, ou te amaldiçôo". As crianças são usadas como veículos de maldição! Sabe como surgiu a lenda da abóbora? Tudo começou com um homem chamado Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo. Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, um demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna... Mais tarde, como não haviam nabos nos Estados Unidos substituiram o nabo por uma abóbora. Se você já conhece a Jesus, ande na luz e não nas trevas. Muitos dirão para você que não tem problema participar destas festas mas você vai lembrar-se de nosso versículo: SE DISSERMOS QUE TEMOS COMUNHÃO COM ELE E ANDARMOS NAS TREVAS MENTIMOS...Portanto, Se você já conhece a Jesus, ande na luz e não nas trevas diga Não ao pecado - Diga NÃO ao Halloween

Figura 4. Como Eva não disse NÃO a Satanás, ela foi iludida e desobedeceu a Deus comendo do fruto que Deus dissera que não devia comer dando ao seu marido Adão que comeu com ela. (3:6)

III. Clímax
Por causa disso Adão e Eva foram expulsos do jardim. (3:23)

IV. Conclusão
Você que já é salvo lembre-se que
A PALAVRA DE DEUS É A ÚNICA VERDADE – É isso mesmo! Pessoas podem falar muitas coisas, nos mostrar muitas coisas, tentar nos enganar, mas a verdade é só uma, e é nela que devemos confiar, pois ela é a única verdade, a Palavra de Deus.
NÃO DEVEMOS TER COMUNHÃO COM AS TREVAS – Isso significa, que não devemos fazer coisas que a Palavra de Deus reprova, pois se andarmos segundo a Bíblia, estaremos andando na luz, e se temos comunhão com Deus que é luz, como poderemos ter comunhão com as trevas?

DESAFIO AOS SALVOS: Se você já conhece a Jesus, ande na luz e não nas trevas diga Não ao pecado - Diga NÃO ao Halloween

CONVITE AOS NÃO SALVOS: Entregue sua vida a Jesus e Ele te perdoará de seus pecados (I João 1:9)

3 comentários:

  1. SHALOM
    BOA POSTAGEM, É PRECISO DESPERTAR O POVO DE DEUS PARA QUE O SANTO E O PROFANO, NÃO CAMINHE LADO A LADO CAUSANDO ABOMINAÇÃO A DEUS
    MUITO BOM!
    BARUCH HASHEM

    ResponderExcluir
  2. SHALOM!!!!minha linda.vc é benção de DEUS pra mim.
    ESSA POSTAGEM É BENÇÃO GLÓRIAS A DEUS.FICO FELIZ DEFAZER PARTE DA LISTA DE AMIGOS DO SEU BLOG E MUITO MAIS DE SABER QUE TENHO AMIGAS VIRTUAIS MAS NA REALIDADE É MUITO MAIS QUE ISSO.PARABÉNS PELO SEU BLOG.QUE O SENHOR TE ABENÇOE MAIS E MAIS .OLHA VOU POSTAR UM PRESENTINHO PARA VC.VC ÉUMA AMIGA E IRMÃ ESPECIAL.BEIJOSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. A Humilde da autora do Blog "Glorioso Jesus" ilumina o ambiente e amplia os horizontes. O Fato de visitar outro Blog e trazer tão rico material sem adulterar o produto é brilhante.

    ResponderExcluir